Atendimento com hora marcada
com Fedra: 11 99411 5192 ou com Rugiero pelo cel: 11 994113315

18.08.2008

Tesouro Revelado

O olhar conhecedor tira da sombra surpresas da arte brasileira.
Que a nossa música é uma das mais belas, o mundo todo sabe.
Mas há outro patrimônio cultural, onde também somos potencia: a arte do povo brasileiro. Um verdadeiro tesouro.
Hoje assistimos ao crescimento de seu prestígio e presença em museus, galerias, leilões e importantes coleções.
O que ressalta a importância dessa arte, sua originalidade e seu requinte, seus inúmeros mestres.
Um antídoto contra a mesmice e aquelas coisas feias e incompreensíveis que andam por aí.
Uma visualidade envolvente
Os anos 1970 foram o apogeu da arte espontânea. A Bienal de SP convidava e reverenciava os mestres populares. Vários deles estiveram nas bienais de Paris e Veneza.
No inicio dessa década constatamos haver vários criadores populares ainda desconhecidos do circuito — e alguns, estupendos. De1980 em diante a Brasiliana vem acumulando informação e descobertas para ser hoje a referencia na área, com especialização única no circuito. Um olhar que sabe das coisas.
Ambientes para a Arte Popular
A arte popular vai bem com qualquer ambiente. Dialoga com a arte contemporânea, faz um inteligente contraponto com antiguidades, compõe com o moderno e o clean. E parece ter sido feita para os ambientes mais descontraídos das casas de campo, fazenda e praia.
Preços mais do que atraentes
Um dos fatores que torna a Arte Popular uma opção muito viável, é seu valor, inferior ao de qualquer outra arte de qualidade análoga. Na verdade ela vale muito mais do que os preços praticados, o que a credencia para tornar-se um valioso patrimônio no futuro. O valor de uma obra é definido por sua qualidade. Existe um “preço lógico” para qualquer boa arte, independente de sua situação momentânea num suposto ranking. Quando uma obra tem qualidade, cedo ou tarde ela sobressai. A recíproca também é verdadeira.
Pintura
A pintura requer um olhar experimentado para que se possa separar joio de trigo. Quase prestes a completar 40 anos de atividades avaliando, coletando e exercendo curadorias, ninguém no mercado de arte tem atributos como a Galeria Brasiliana para fazer essa identificação. Cerca de 30 pintores compõem seu acervo permanente, escolhidos peça por peça, com olhar crítico e conhecimento de causa.
Escultura
A madeira é uma arte de grandes expoentes no Brasil. A Galeria Brasiliana mantém no acervo peças dos grandes mestres escultores do passado e incentiva e incrementa a carreira dos verdadeiros valores atuais, sem se deixar seduzir por esquemas de marketing e apadrinhamentos, freqüentes no mercado.
Cerâmica
O trabalho com o barro é um dos setores privilegiados da arte brasileira. E a maioria dos criadores atuais são mulheres. Sempre atenta ao surgimento de novos valores, a Galeria Brasiliana acompanha e promove os talentos que vão surgindo.
Consulte a gente
A Galeria Brasiliana assessora projetos de arquitetura de interiores, fornecendo imagens, sugestões e colaboração prática. E também oferece:

  • formação de coleções privadas e institucionais em arte de raiz .
  • consultoria de investimentos em arte. Análise de talentos e suas possibilidades.
  • palestras, apresentações e debates com grupos interessados em conhecer, investir e avaliar obras, mercados e potencialidades.
  • Montagem e cessão de obras para mostras em lugares de grande circulação pública. Aluguel de obras.
  • Emprego da arte na comunicação institucional de empresas e corporações (álbuns artisticos, calendários, livros)
  • Edição de xilogravuras e giclês (réplicas autorizadas e numeradas de excepcional qualidade).